sexta-feira, 4 de maio de 2012

ILUMINAÇÃO

Na preparativa pelo retorno do campismo e da primeira aventura das crianças, passei alguns dias varrendo a cidade em busca de lojas que tivessem os equipamentos que eu procurava, e um dos principais equipamentos p/ quem vai acampar com criança é a iluminação.
Em lojas como a Centauro e a Decathlon, achei varios tipos de iluminação com LED, e pilhas, mas com preços injustos, o mais barato e pior das opções fica em torno de R$60,00 e o melhor em torno de R$90,00. Em lojas como a Atacadão, Carrefour cheguei a achar uma opção de lamparina por R$ 4,99, porem essa opção se utiliza de querosene, o que logo foi descartado por motivos de segurança interna na barraca. Olhando lojas de materias elétricos, não consegui achar nenhuma opção de abajour que serviria a meus propósitos.
Eis que numa passada rápida pela Dicico p/ compra de parafusos, me deparo c/ um enfeite. Era uma balaustra decorativa p/ colocação de vela aromática, mas pelas dimensões logo há de servir. Comprei 3 delas,  3 interruptores desses de abajour, 3 niple, 3 tomadas e aproveitei alguns cabos elétricos que tinha de sobra em casa.  Somando os gastos, tudo isso não passou de 70,00.

Vamos ao passo a passo.
-Ferramentas (Alicate, Furadeira)
-Materiais (Balaustras, interruptores, niples, tomadas, bocais de lâmpada, fios, fita isolante)


Na parte de cima da balaustra, com a furadeira abri um furo necessário p/ colocação do niple.


Passando parte dos fios pelo niple, fiz a ligação do bocal da lâmpada, isolando c/ a fita.



Coloquei um interruptor e a tomada no fio, fiz as isolações necessárias, instalei a lâmpada.

Pronto, faça-se a luz. Mais uma tralha p/ levar p/ o acampamento.
Um abraço.
Familia Costa.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Lelah.
      Tempos atrás eu fui comprar uma luminária de LED, mas minha esposa gosta mais dessas "artesanais", diz que essa fica com mais cara de camping...
      Abraços.

      Excluir